Com certeza, se você tem um recém-nascido em casa, está se fazendo esta pergunta.
Os bebês choram porque não sabem falar. Com o passar dos dias mãe e bebê vão se conhecer e aos poucos vão desenvolver uma maneira de “se entenderem”.
É como eu sempre digo: o bebê faz: – ãn, e a mamãe de longe já sabe se é frio, calor, fralda suja, fome e etc. Os principais motivos pelo qual um recém-nascido chora são:
Fome
Frio
Insegurança
Fralda suja
Calor
Dor
Não necessariamente nesta ordem. Mas você sabe por quais motivos os bebês solicitam o peito?
TODAS AS ANTERIORES!
Sim, seu bebê pode estar com frio, calor, sono, dor e ser confundido simplesmente com fome. Muitas vezes temos aquele bebê que chora o tempo todo e a mãe não sabe mais o que fazer.
Existem maneiras de identificar o comportamento do bebê.
A primeira coisa que você vai observar quando seu bebê estiver chorando, é quanto tempo faz que ele fez a última mamada. Bebês recém-nascidos, até 12 dias, podem solicitar mamadas mais vezes, com intervalos de no máximo 1hora e 30 minutos. Isso se deve ao esforço para mamar. Ele para porque está cansado e não satisfeito. Portanto, se o bebê mamou a mais de uma hora ele pode sim estar com fome.
Bem, se você descartar a fome, deve observar se ele está com frio ou calor. Você sabia que não é tocando as mãos e pés que verificamos a temperatura do bebê?
É no peito, logo abaixo do pescoço, que verificamos a temperatura do bebê
Os bebês sentem o mesmo calor que nós. A diferença é como eles perdem calor. Eles perdem calor pelas extremidades. Portanto, é possível que ainda que mãos e pés estejam frios, o bebê esteja com calor. A temperatura do peito precisa ser confortável. Se estiver quente ele está com muito calor e se estiver frio, seu bebê está com muito frio.
Bebês que sentem calor podem desidratar e consequentemente solicitar mais mamadas. Já encontrei bebês rotulados como sugadores que na verdade só estavam com calor. O calor é perigoso para o bebê. Ele pode ter a temperatura elevada chegando a um estado febril e isso é extremamente perigoso para um recém-nascido.
Descartado o calor ou frio, vamos observar se seu bebê está inseguro.
Precisamos lembrar que até “ontem” seu bebê estava na barriga, quentinho, totalmente contido e agora tem roupa, mexe desesperadamente braços e pernas e não ouve mais o coração da mãe bater o tempo todo. Isso causa insegurança no bebê. Ele quer estar com a mãe. Sentir seu cheiro, o calor do seu corpo, ser aninhado em seu colo (contido), ouvir seu coração e lembrar de como era na barriga da mamãe. Devemos lembrar também que na barriga da mamãe é muito barulhento. Muitas vezes encontro famílias que acreditam que o bebê gosta de silêncio. Então o bebê não dorme. Sim, ele precisa de barulho! Isso o faz sentir-se seguro. As vozes, a música, a tv ligada… tudo isso é familiar para o bebê. Já era conhecido na barriga da mamãe. Até o cachorro do vizinho que late o tempo todo não incomoda o seu bebê.
Já que o bebê não está inseguro, vamos ver a fralda. Sim, este é um dos mais simples. Bebê não gosta de ficar molhado ou sujo.
Devemos lembrar que o bebê só conhece a linguagem do choro. Por isso, digo às minhas mãezinhas para não receberem visitas nos primeiros dias após a chegada do bebê.
Vocês precisam se conhecer. Precisam de tempo para se entender. O bebê precisa entender que pode confiar em você e que você sempre saberá do que ele precisa.Algumas vezes, o bebê só quer se aninhar no colo da mãe e não há nada de errado nisso.
Mas se você descartar todas estas questões, muito provavelmente seu bebê está com dor ou qualquer outro desconforto na barriguinha.
Mas como identificamos se o incômodo é uma cólica forte ou simplesmente gases? A única coisa que impede o bebê de se alimentar é a dor! Sabe aquele bebê que chora forte, com a boca bem aberta e não consegue pegar o peito?
-Este bebê está com dor!
O desconforto por gases, por outro lado, apesar de causar muito desconforto, o bebê sente um grande alívio quando está mamando. Isso porque o corpo da mãe é quente e a alta temperatura da mãe alivia o desconforto do bebê porque para mamar a mãe precisa posicionar o bebê com a barriga na barriga dela. Essa é a maneira correta de amamentar, e instintivamente a mãe alivia o desconforto do seu bebê. Bebês com gases também possuem o abdome distendido e rígido, ou seja, barriguinha grande e dura. A cólica, por outro lado, não causa esse volume e geralmente a barriguinha do bebê não enrijece.
Dica de ouro: Se você já tentou de tudo, dê um banho no seu bebê. Para dar banho você precisa retirar toda sua roupinha e vá avaliando pedacinho por pedacinho. Algumas vezes os bebês estão incomodados com o tecido, com uma etiqueta, com um fiozinho da meia… enfim. Sempre vale a pena conferir.
Mais um oferecimento de Pamela Lima Fotografia – Consultora de recém-nascido e fotógrafa newborn.