31/05/2023 às 22:29 Cuidados com o recém-nascido

Como cuidar do Coto Umbilical do Recém-Nascido?

7
4min de leitura

O cordão umbilical ligava o bebê à placenta dentro do útero, e era o responsável pelo transporte dos nutrientes e do oxigênio necessários à sobrevivência dele.

Depois do nascimento, o cordão umbilical é cortado e o pedacinho que sobra de 2 a 3 centímetros ligado à barriga do bebê é chamado coto. Essa parte exige alguns cuidados especiais nos próximos dias se seguem, e claro, geram algumas dúvidas na grande maioria das mães.

Geralmente, após o parto, no primeiro banho do bebê, ou quando a enfermeira leva o bebê para o quarto da mãe pela primeira vez, já se fala sobre os cuidados com o coto umbilical ( umbigo do bebê).

Nas primeiras horas após o nascimento, o coto é branco-azulado e brilhante. A partir do segundo dia, começa a secar, ficando cada vez mais escurecido até o seu completo desprendimento que pode acontecer ao final da primeira semana, mas também, pode demorar até 20 dias para “cair” completamente. Meu primeiro filho demorou 11 dias. O segundo e a terceira demoraram 5 dias. Tudo depende da cicatrização de cada um.

No lugar do coto pode ficar uma pequena ferida, que leva de uma semana a 10 dias para cicatrizar.

Como já disse, o dia da queda do umbigo varia muito de criança para criança. Às vezes, o cordão pode demorar até mais do que 21 dias para cair, sem que haja problemas.

Em caso de demora, contate o pediatra da criança só para ter certeza de que tudo está correndo como o esperado.

Quais são os cuidados que preciso ter com o coto?

O coto umbilical deve ser mantido limpo e seco para evitar infecções. Bactérias que vivem naturalmente em nossa pele podem provocar infecções no coto.

Em regiões sem condições de higiene, a contaminação do coto umbilical pode levar ao tétano neonatal, uma infecção muito perigosa para recém-nascidos.

Os médicos brasileiros costumam orientar as mães a passar um cotonete com álcool a 70% (vendido nas farmácias) no coto, e muitas vezes distribuído nas maternidades para que a higienização deve ser feita adequadamente desde a primeira troca de fraldas.

Não deixe a fralda em cima do umbigo, Faça uma dobra, deixando para baixo do umbigo (colocar em cima pode atrasar a cicatrização e com o atrito acontecer machucar o local, causando pequenos sangramentos).

Lave sempre as mãos antes de cuidar do umbigo. Também lave as mãos antes e depois da troca de fralda.

Se o coto ficar sujo de cocô ou xixi, limpe-o bem com água e sabão . O ideal é dar banho no bebê, pois o cocô do bebê é gorduroso, é melhor usar sabonete para eliminá-lo. Depois aplique o álcool 70% para concluir a higienização.

Em outros países, o cuidado com o umbigo pode ser diferente. Em alguns, a orientação médica é a de não passar nada no umbigo, nem álcool, para que ele seque mais rápido.

Há lugares em que a recomendação é a de não molhar o coto, portanto, naquelas localidades, não se dá banho no recém nascido enquanto o umbigo não cai.

No Brasil, porém, os especialistas indicam o banho desde o primeiro dia de vida, sem problemas. Basta secar bem o coto e passar o álcool antes de fechar a fralda.

O que é tétano neonatal?

O tétano é uma doença causada por uma bactéria que vive na terra, em fezes de animais, na pele, na poeira, em pregos enferrujados, em galhos de árvores, em instrumentos de trabalho não esterilizados, em espinhos, etc. Sua manifestação pode acontecer até 28 dias após o parto.

Por essa razão a higienização correta é tão importante.

Sempre lave as mãos antes e após cada troca de fralda.

Quando devo me preocupar com o coto?

Você deve se preocupar e procurar orientação médica se houver:

Mau cheiro, ou um odor diferente do que você está acostumada.

Vermelhidão em volta do coto.

Se o umbigo estiver inchado ou estufado.

Sangramento contínuo.

Algum tipo de secreção (pus).

Se não cair até 21 dias.

O umbigo caiu. E agora?

Depois que o coto cai, demora ainda entre sete e 10 dias para o umbigo cicatrizar completamente. Pode ser que apareça um pouquinho de sangue na fralda, o que é normal.

Continue limpando com o álcool 70%, várias vezes ao dia. Principalmente após o banho. Até acontecer a completa cicatrização.

Às vezes, o umbigo leva mais tempo para cicatrizar, e pode aparecer uma carne esponjosa no local. Desde que não haja mau cheiro ou sinal de infecção, não há razão para se preocupar. Esse tecido logo vai desaparecer.

Se o umbigo continuar sangrando, fale com o pediatra, porque ele pode cauterizar o local com nitrato de prata.

Quando o umbigo da criança fica saltado, é provável que se trate de uma hérnia umbilical.

As hérnias umbilicais são muito comuns e podem afetar até 20 por cento dos bebês. Normalmente não exigem tratamento e se resolvem sozinhas.

Converse com o pediatra do bebê. Ele vai acompanhar a hérnia nas consultas até depois do primeiro aniversário da criança, para aí sim decidir se é necessário algum tratamento ou não.

A orientação é de que nunca se deve colocar nada sobre o umbigo do bebê para “deixá-lo para dentro”.

O que é hérnia umbilical?

Nos primeiros meses, é normal apresentar hérnia umbilical. É um processo fisiológico, acontece devido o rápido desenvolvimento intrauterino e pouco espaço para os órgãos ficarem no lugar correto. Conforme o crescimento e o desenvolvimento do bebê, a musculatura se fortalece e umbigo tende a evoluir, ficando plano e depois “fundo”.

E não se preocupe. Não tenha medo de fazer a higienização. O processo é totalmente indolor para o seu bebê.

Um oferecimento de Pamela Lima Fotografia

31 Mai 2023

Como cuidar do Coto Umbilical do Recém-Nascido?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

como cuidar do coto umbilical do bebe como cuidar do umbigo coto umbilical umbigo de recem-nascido

Quem viu também curtiu

31 de Mai de 2023

Por que os bebês choram?

31 de Mai de 2023

10 coisas que você precisa saber sobre amamentação

Olá, tudo bem? Se tiver dúvidas eu posso te ajudar!
Logo do Whatsapp